Imposto de Renda: entenda as novidades em 2023 

Seta

Todo ano, desde 1922, os trabalhadores precisam informar à Receita Federal seus gastos anuais, a prática é chamada de Declaração de Imposto de Renda sobre Pessoa Física (IRPF).  

A cada ano algumas mudanças e atualizações ocorrem no processo da declaração. Entenda nas próximas telas quais as novidades para declarar em 2023

#1  O PRAZO

Foi estabelecido um novo prazo para entrega do imposto, você pode declarar seus gastos e ganhos entre 15 de março e 31 de maio. Pode ser feita pelo e-CAC da Receita Federal e aplicativos disponíveis para celulares e computadores.

#2 NOVOS ISENTOS

Novidade para investidores da Bolsa, quem investiu abaixo de R$ 40 mil não precisa declarar. Pessoa física com renda tributária anual maior que R$ 28.559,70 e investimentos acima de 40 mil, precisam declarar seus rendimentos.

#3 QUEM FAZ?

É possível auxílio de contador no processo de declaração. Você pode, inclusive, autorizar a pessoa para fazer a declaração por você, tanto na plataforma quanto no aplicativo.

#4 PRIORIDADE

A restituição dos investimentos faz parte do processo da declaração e, em 2023, dois públicos terão prioridade nos lotes de restituição: quem usar a pré-preenchida e quem optar pela restituição via PIX.

Confira as datas previstas para restituição: - 31/05/2023 - 30/06/2023 - 31/07/2023 - 31/08/2023 - 29/09/2023

#5 ACESSO:

Este ano você pode acessar a plataforma do Meu Imposto de Renda pela autenticação da sua conta do Gov.br direto no site da Receita Federal. O sistema passou por uma reformulação e conta com nova identidade visual e design do Governo Federal.

Finalizando as novidades, segue a lista das plataformas em que você pode realizar o cadastro para declarar seu Imposto:

Veja mais webstories

           Texto

           Produção

           Imagens

Mychelle Maia com informações de Paulo Nardes

Mychelle Maia

Freepik  Receita Federal