É falso que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Alagoas realize alguma regularização da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por meio de link enviado por mensagem de texto (SMS). Vários alagoanos têm recebido mensagens no celular sobre possível suspensão ou cassação de documento. O Detran alerta que é uma tentativa de golpe.
O que estão dizendo?
A mensagem de texto recebida por alagoanos informa que se trata de notificação de suspensão e cassação da CNH. Para regularizar a situação, segundo a mensagem, seria necessário o usuário acessar um link desconhecido.
O Detran não entra em contato com os usuários por meio de SMS, e-mail ou ligação. Com a repercussão do recebimento de mensagens por várias pessoas, o órgão em Alagoas fez o esclarecimento na página oficial e reforçou que toda notificação é feita via postal. Além disso, o Detran apontou que, ao acessar o link, o usuário é direcionado a informar alguns dados, ou seja, há evidência de tentativa de golpe.
“Todas as notificações sobre a instauração de processos são encaminhadas via postal, por meio dos Correios, e em publicação no Diário Oficial do Estado quando não se consegue realizar a entrega ao condutor. Vale ressaltar que os usuários não devem clicar em links suspeitos, e nem fornecer informações pessoais em sites desconhecidos”, explica Daniel Celestino, gerente de Controle de Condutores, Veículos e Infrações do Detran Alagoas.
O Nordeste Sem Fake checou que existem variações da mensagem e do link disponibilizado, além da tentativa de golpe ser registrada em outros estados do Brasil, como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Bahia, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.
Com o registro de casos em vários estados, a Associação Nacional dos Detrans (AND) divulgou uma nota, nesta segunda-feira (18), com o alerta e lembrou que é possível consultar infrações cometidas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo site de cada Detran. “O condutor que receber qualquer notificação de CNH Suspensa ou Cassação, via SMS, não abra, é falsa. Em caso de dúvida, consulte os canais oficiais ou entre em contato com o Departamento de Trânsito do seu estado”, diz trecho da nota.
Nordeste Sem Fake
A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.