Em 25 de abril de 2017 nascia a Agência Tatu com o desejo de produzir matérias com dados públicos em Alagoas. Um sonho de universitários que se tornava real, com dinheiro tirado do próprio bolso e a primeira matéria já premiada. O tempo passou e, ao longo desses seis anos, o time multiplicou, assim como as conquistas e também a responsabilidade de informar com os dados não só no estado, mas em todo o Nordeste.
Entre as conquistas alcançadas, no último ano a Tatu deu início à ampliação da abrangência de suas produções, que começaram a ser voltadas para todos os estados do Nordeste, desejo antigo do veículo que foi o primeiro da região especializado em jornalismo de dados. O intuito é cada vez mais destacar as particularidades e diversidade de cada um dos estados nordestinos.
As matérias e produtos tiveram alcance nacional e o combate à desinformação aconteceu como nunca, principalmente nas eleições de 2022, que contaram com uma cobertura especial do Time da Tatu. Para isso, lançamos, com apoio do International Center for Journalists (ICFJ) e Meta, a Dandara, que é a robô que coleta possíveis conteúdos de desinformação e integra o Nordeste sem Fake. Assim, dezenas de checagens foram produzidas em oito meses, chegando até a veículos internacionais.
Durante as eleições, o time da Tatu não restringiu suas produções nas checagens, mas também foram publicadas diversas reportagens com dados locais, regionais e nacionais sobre o pleito. Neste período, uma parceria com AZ Mina resultou em uma reportagem sobre as ofensas misóginas e xenofóbicas sofridas pelas candidatas da região. Outras parcerias também foram desenvolvidas: com o Data Privacy e Transparência Internacional e a FGV.
Ainda em 2022, a Tatu foi uma das 450 organizações de todo o mundo selecionadas pelo Google para o News Equity Fund (Fundo de Equidade para o Jornalismo, em tradução livre), em todo o mundo. O programa busca oferecer oportunidades para organizações de notícias de pequeno e médio porte que criam jornalismo original e que atendem principalmente comunidades sub-representadas ao redor do mundo. No Brasil, apenas 30 veículos foram selecionados.
Outro momento especial foi a realização da 1ª edição do Fórum de Inovação no Jornalismo Alagoano (FIJA), que reuniu estudantes, profissionais e iniciativas independentes, em Maceió. Pioneiro nesse formato no estado, o evento proporcionou importantes discussões e apresentou novas perspectivas para o setor no estado com mesas, painéis e workshops. Entre os convidados, profissionais de referência em Alagoas, Nordeste e no Brasil.
Na semana passada, em comemoração adiantada do aniversário, a Tatu recebeu o 1º lugar na categoria Webjornalismo, do prêmio Sinturb, com a matéria Passe Livre: gratuidade garante oportunidades para estudantes.
A Tatu esteve presente também nos principais eventos de jornalismo do país, falando sobre o impacto do jornalismo de dados local no Domingo de Dados do Congresso da Abraji, de ferramentas para visualização na Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda) e combate à desinformação no Festival 3i do Nordeste. Ainda em 2022 fomos finalistas da quarta edição do Prêmio Cláudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados, com a matéria o Voo dos MEIs, na categoria visualização.
E é assim que a Tatu inicia esse novo ciclo celebrando as novas conquistas, experiências e seu crescimento, mas já planejando os próximos passos e formas de alcançar e impactar ainda mais os nordestinos.