A Câmara dos Deputados armazena os pronunciamentos feitos pelos parlamentares em sessões plenárias desde 1946. Atualmente todos esses discursos – transcritos e em vídeo – estão disponíveis para acesso público na internet.
A Agência Tatu traz uma análise exclusiva, revelando as principais palavras ditas em plenário por cada um dos deputados federais de Alagoas, no ano de 2020. O levantamento foi realizado a partir das transcrições dos discursos dos parlamentares disponíveis na plataforma de dados abertos no site da Câmara dos Deputados.
As nuvens de palavra abaixo são formadas a partir da quantidade de vezes que cada deputado utilizou um determinado termo no discurso. Quanto maior a palavra, mais vezes ela foi dita.
Veja:
Arthur Lira (PP)
O atual presidente da Câmara dos Deputados está em seu terceiro mandato como deputado federal. Em 2020, fez 27 pronunciamentos no plenário em diversas circunstâncias, das quais foram destacadas menções ao então presidente Rodrigo Maia e outros deputados da bancada.
As palavras mais ditas por Arthur Lira foram: “Presidente” (88 vezes), “V.Exa.” (56 vezes) e “Deputado” (54 vezes) e “Acordo” (37 vezes).
Isnaldo Bulhões (MDB)
Deputado federal desde 2019, o deputado se fez presente em 25 discursos no ano de 2020. Destes, as palavras mais ditas por Isnaldo Bulhões foram: “Presidente” (56 vezes), “Deputado” (36 vezes), “Quero” (29 vezes) e “Projeto” (19 vezes).
JHC (PSB)
O atual prefeito de Maceió atuou como deputado federal desde 2019, e em 2020 se pronunciou quatro vezes. A primeira, em abril, manifestou apoio ao lançamento da Internet 5G no Brasil. O quarto e último discurso foi realizado em dezembro, para despedida de seu cargo, após ser eleito prefeito de Maceió.
As palavras mais ditas por JHC foram: “Casa” (13 vezes), “Presidente” (11 vezes), “Esta” (8 vezes) e “Gostaria” (8 vezes).
Marx Beltrão (PSD)
Deputado federal desde 2015, foi ministro do Turismo do governo Michel Temer, entre os anos de 2016 e 2018. Com participação ativa em sete sessões, as palavras mais ditas por Marx Beltrão foram: “Turismo” (21 vezes), “Presidente” (17 vezes) e “Embratur” (15 vezes).
Nivaldo Albuquerque (PTB)
Deputado federal desde 2019, Nivaldo Albuquerque não tem nenhuma transcrição registrada no portal de dados abertos da Câmara referente ao ano de 2020.
Paulão (PT)
Com 147 discursos realizados em 2020, o deputado petista se destaca com a maior participação entre os deputados alagoanos. Entre suas falas, são destacadas homenagens a vítimas da Covid-19, críticas ao governo Bolsonaro e encaminhamentos de votação na Câmara.
As palavras mais ditas por Paulão foram: “Presidente”, “Casa” (se referindo à Câmara dos Deputados), “Brasil” e “Bolsonaro”.
Sérgio Toledo (PR)
Eleito em 2018, Toledo já havia exercido mais 4 mandatos enquanto deputado estadual por Alagoas. A única participação ativa do deputado em 2020 foi no dia 24 de junho, onde foi favorável à alteração no Código de Trânsito que – entre outras coisas – elevou a quantidade de infrações necessárias para ter a CNH suspensa.
Tereza Nelma (PSDB)
Marcada por sua atuação enquanto vereadora de Maceió entre os anos de 2005 e 2018, a atual deputada teve sua participação em 13 discursos no ano de 2020, pautados por temas como inclusão, acessibilidade e assistência à população.
As palavras mais ditas por Tereza Nelma foram: “Deputada” (47 vezes), “Projeto” (21 vezes), “Deputado” (17 vezes) e “Ceci” (15 vezes). Esse último termo se refere a homenagens feitas à falecida Deputada Ceci Cunha, mãe do senador Rodrigo Cunha, também do PSDB.
Severino Pessôa (PRB)
Deputado federal desde 2019, Severino Pessôa não tem nenhum pronunciamento registrado no portal de dados abertos da Câmara referente ao ano de 2020.
Devido às características da plataforma de dados abertos da Câmara, quando há diálogos públicos entre os parlamentares também são inseridas as falas de outros parlamentares. No entanto, essa é a menor parte do conteúdo e teve pouco impacto no resultado final desta análise.
A presença da palavra “presidente” se refere à figura de Rodrigo Maia (DEM), que ocupava a presidência da Câmara dos Deputados até janeiro deste ano.
*Estagiária sob supervisão da Editoria