É falso afirmar que Flávio Dino, futuro ministro da Justiça, aparece em uma foto ao lado do bolsonarista que foi preso por tentar explodir uma bomba próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília na véspera de Natal. Na verdade, no registro divulgado com a falsa mensagem, Dino aparece com o atual governador maranhense, Carlos Brandão.
O que estão dizendo?
Circula nas redes sociais uma foto do senador eleito pelo Maranhão e ministro da justiça anunciado por Lula, Flávio Dino, ao lado de um homem que supostamente seria o responsável pela tentativa de ataque em Brasília no dia 24 de dezembro. Um texto na própria imagem faz a acusação. “Flávio Dino é amigo do terrorista de Brasília? aquele da bomba? que acusaram os patriotas? Cadê a PF do país?”, diz a mensagem.
O homem que está ao lado de Flávio Dino não é George Washington De Oliveira Sousa, que foi preso após tentar explodir uma bomba na área do Aeroporto Internacional de Brasília. Ele disse à polícia que é do Pará e foi participar de atos em frente ao Quartel General do Exército na capital federal e que a tentativa de ataque foi por motivação política.
Na verdade, quem aparece na imagem ao lado de Flávio Dino é o governador do Maranhão Carlos Brandão. A assessoria do senador eleito informou que o registro foi feito no exato momento em que foi anunciada a vitória de Lula no segundo turno.
Os dois políticos aparecem em outros registros da mesma noite de 30 de outubro. Flávio Dino fez uma postagem no Instagram onde é possível ver os dois juntos. Em outro vídeo, publicado por Carlos Brandão na mesma data, também é possível ver o futuro ministro.
Após a repercussão do conteúdo falso, nesta sexta-feira(30) Carlos Brandão publicou no Twitter uma foto tirada no mesmo momento, mas de outro ângulo. Dá para perceber o mesmo cenário e partes de estampas de camisas de outras pessoas que também estavam no local.
Nordeste Sem Fake
A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.