Uma das principais festas do ano, o carnaval é esperado pelos brasileiros e motivo de buscas mesmo antes de um novo ano chegar. Essas pesquisas incluem roupas, fantasias, blocos, cidades, atrações e festas, tudo para garantir a melhor experiência possível durante os festejos.
A Agência Tatu verificou o interesse de busca pelo termo “carnaval” e todas suas pesquisas relacionadas no Google Trends entre 1º de janeiro de 2022 a 03 de fevereiro de 2023.
Logo após a passagem do carnaval, o interesse do público cai e a festividade entra em “pausa” e dá lugar a outros acontecimentos anuais como Páscoa, São João e Dia dos Namorados. Porém, essa queda nas pesquisas sobre carnaval não dura nem até o final do ano, já que o Google começa a registrar mais quantidade e interesse nas pesquisas em outubro.
Interesse de pesquisa por carnaval no Google
Um avanço similar é percebido também entre o dia 01/01 e 02/01, já que após o ano novo, carnaval é o próximo grande “evento” e as pesquisas aumentam consideravelmente nesse período. Correlacionado às pesquisas de carnaval, as buscas sobre fantasias adultas e infantis, abadás, blocos carnavalescos e se carnaval é realmente um feriado também aumentam consideravelmente.
Buscas por estado relacionadas ao carnaval
Estados e cidades também entram no radar das pesquisas. Dos 10 estados mais procurados nessa época, oito são do Nordeste. Cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) são umas das mais cobiçadas, seja pelo carnaval mais tradicional ou mais contemporâneo.