Homem, branco e com ensino superior: conheça o perfil dos candidatos a prefeito nas capitais do Nordeste

Ao todo, 66 pessoas disputam as eleições para a prefeitura nas nove capitais da região

capa da matéria sobre candidatos a prefeito nas capitais do nordeste
Compartilhe

A maioria das pessoas candidatas à prefeitura nas capitais da região Nordeste são homens (79%), brancos (47%) e com nível superior completo (76%), é o que revelam os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre as Eleições Municipais de 2024, analisados pela Agência Tatu.

Ao todo, 66 pessoas estão concorrendo para o cargo de prefeito nas nove capitais nordestinas, dentre esse número, 52 são homens e apenas 14 são mulheres. As pessoas brancas somam 31, as pardas 24 e pretas são 11.

Quando observado o grau de instrução das candidatas e candidatos, a maioria (50) possui ensino superior completo e mais da metade (36) se declararam casadas. Com relação à ocupação, a maioria se declarou advogado (14), deputado (6) ou prefeito (5). Já a média das idades é de 48 anos.  

Os partidos que mais registraram candidaturas ao cargo na região foram o PSTU, PSOL e PCO com candidatos em seis capitais diferentes cada um. Em seguida, o NOVO, PL, PT, UNIÃO e UP possuem cinco candidatos, cada.

quatro graficos em pizza que mostram o perfil dos candidatos a prefeito nas capitais do Nordeste

O primeiro turno das eleições municipais ocorrem no dia 6 de outubro, enquanto no dia 27 de outubro será o segundo turno, para os municípios com mais de 200 mil eleitores e eleitoras que não elegerem um candidato por maioria dos votos no primeiro turno.

A seguir, é possível conferir quem são os candidatos por capital, além do número na urna, gênero, grau de instrução, estado civil, cor/raça, ocupação e idade de cada um. 

Aracaju (SE)

Na capital sergipana, oito pessoas concorrem ao cargo de prefeito: Emilia Correa (PL), Zé Paulo (NOVO), Luiz Roberto (PDT) — candidato apoiado pelo atual prefeito, Edvaldo Nogueira (PDT) —, Candisse Carvalho (PT), Yandra (UNIÃO), Niully Campos (PSOL), Delegada Danielle (MDB) e Felipe Vilanova de Góis Andrad (PCO). 

Dentre as capitais no Nordeste, Aracaju é a cidade que possui mais mulheres candidatas ao cargo de prefeita, com cinco pessoas do sexo feminino e três do sexo masculino.

Fortaleza (CE)

Em Fortaleza, capital do Ceará, nove pessoas estão candidatas ao cargo de prefeito e todas são homens. Concorrem André Fernandes (PL), Capitão Wagner (UNIÃO), Tecio Nunes (PSOL), Zé Batista (PSTU), Eduardo Girão (NOVO), Evandro Leitão (PT), José Sarto (PDT) — que é o atual prefeito e disputa a reeleição, Chico Malta (PCB) e George Lima (SOLIDARIEDADE).

João Pessoa (PB)

João Pessoa é mais uma capital em que todas as pessoas que concorrem à gestão da prefeitura são homens. Os seis candidatos da capital paraibana são: Luciano Cartaxo (PT), Marcelo Queiroga (PL), Cicero Lucena (PP), que busca a reeleição do cargo, Ruy Carneiro (PODE), Yuri Ezequiel (UP) e Camilo Duarte (PCO). 

Maceió (AL)

Em Maceió, capital de Alagoas, quatro homens e duas mulheres disputam a eleição para prefeito. Concorrem à prefeitura Rafael Brito (MDB), o atual prefeito JHC (PL), Lobao (SOLIDARIEDADE), Nina Tenório (PCO), Rony Camelinho (AGIR) e Lenilda Luna (UP).

Natal (RN)

A capital do Rio Grande do Norte, Natal, registrou seis candidaturas ao cargo de prefeito, onde cinco são homens e apenas uma é mulher. Disputam a prefeitura Carlos Eduardo (PSD), Hero (PRTB), Rafael Motta (AVANTE), Paulinho Freire (UNIÃO) — candidato apoiado pelo atual prefeito, —, Natália Bonavides (PT) e Nando Poeta (PSTU).

Recife (PE)

Oito pessoas disputam o cargo de prefeito em Recife, capital de Pernambuco. Entre elas, cinco são do sexo masculino e três do sexo feminino. São candidatos: Gilson Machado (PL), Victor Assis (PCO), Dani Portela (PSOL), Tecio Teles (NOVO), João Campos (PSB) — que é o atual prefeito da cidade, Ludmila (UP), Simone Fontana (PSTU) e Daniel Coelho (PSD).

Salvador (BA)

Salvador, capital da Bahia, possui seis candidatos ao cargo de prefeito, sendo cinco homens e uma mulher. Disputam a prefeitura Geraldo Júnior (MDB), Kleber Rosa (PSOL), Eslane Paixão (UP), Victor Marinho (PSTU), o atual prefeito Bruno Reis (UNIÃO) e Silvano Alves (PCO). 

São Luís (MA)

Em São Luís, Maranhão, oito pessoas disputam a eleição para o cargo de prefeito, onde sete são homens e uma é mulher. São candidatos Eduardo Braide (PSD) — que está atualmente na gestão da prefeitura, Dr. Yglésio (PRTB), Franklin (PSOL), Wellington do Curso (NOVO), Fábio Câmara (PDT), Duarte (PSB), Flávia Alves (SOLIDARIEDADE) e Saulo Arcangeli (PSTU).

Teresina (PI)

A capital do Piauí, Teresina possui nove candidatos à prefeitura; oito são homens e uma é mulher. Além do atual prefeito da capital do Piauí, Dr. Pessoa (PRD), disputam o cargo Telsírio Alencar (MOBILIZA), Santiago Belizario (UP), Fábio Novo (PT), Professor Tonny (NOVO), Geraldo Carvalho (PSTU), Silvio Mendes (UNIÃO), Francinaldo Leão (PSOL) e Lourdes Melo (PCO).

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

capa candidatos eleitos governador - Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Eleições 2022: Confira os governadores eleitos no Nordeste no 2º turno

Veja ainda dados de abstenção e presidente mais votado em cada um dos estados nordestinos
Capa da matéria "Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno". Ilustração digital com fundo vermelho contendo mapa do nordeste, no primeiro plano tem uma imagem do Lula apertando mãos de pessoas.

Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno

Candidato do PT também foi o mais votado na maioria dos municípios brasileiros
patrimônio dos candidatos do nordeste

Candidato em Fortaleza, Girão tem 45% dos bens declarados pelos candidatos a prefeitos das capitais do Nordeste

No total, foram declarados por 53 candidatos mais de R$106 milhões; confira ranking
Comprova lança projeto para enfrentamento da desinformação nas eleições municipais

Comprova lança projeto para enfrentamento da desinformação nas eleições municipais com 42 veículos de comunicação

Com patrocínio master do Google, projeto terá três novos integrantes e vai apoiar com treinamento e consultorias gratuitas jornalistas de outros veículos nas eleições. Meta também volta a apoiar o Comprova em 2024