Quem conhece a Agência Tatu, sabe o quanto prezamos pela transparência e como a disponibilização de dados públicos é importante para o desenvolvimento do nosso trabalho. E, ontem (26), a Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas lançou a nova versão do painel Alagoas em Dados e Informações, um importante instrumento de divulgação de informações. O evento ocorreu na Escola de Governo, localizada no Centro de Maceió, e contou com a participação da Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag.
Em entrevista à Agência Tatu, o gerente de geoprocessamento, Klebson Silva, contou que a principal mudança é de conceito. “O Alagoas em Dados e Informações deixa de ser apenas uma plataforma de dados e, através dos painéis interativos, passa a ser uma plataforma de informações estratégicas, para que as secretarias e outros órgãos cheguem mais junto para disponibilizar esses dados que a população tanto precisa”.
SOBRE OS PAINÉIS
O portal Alagoas em Dados e Informações foi lançado em 2012 e fornece 300 bases de dados abertos de mais de 10 setores do governo. A plataforma já passou por mais duas reformulações nos últimos anos. Com isso, é possível conferir sete painéis: Painel das Grotas, Covid-19, Ranking de Competitividade dos Estados, de Contas Regionais (PIB), do Emprego, o Alagoas Digital e o Perfil dos Municípios Alagoanos.
O Perfil dos Municípios Alagoanos veio a partir do Anuário Estatístico, e é tido como maior diagnóstico sobre a realidade municipal, no qual é possível conferir de forma rápida e interativa um panorama geral da realidade de cada uma das 102 cidades alagoanas.
Já o Painel das Grotas atua diretamente com o desenvolvimento do Vida Nova nas Grotas, projeto realizado em parceria com o IBGE e a ONU Habitat. O diagnóstico fornece perfil das condições estruturais das 100 grotas de Maceió, abrangendo uma visualização sobre estrutura, energia, moradia, água e esgoto. “Nós temos o maior diagnóstico sobre as grotas de Maceió já feito na história de Alagoas”, informou Thiago Ávila, superintendente da Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag/AL.
Sobre a importância dos painéis, o secretário do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas, Fabrício Marques, afirmou que a intenção é aproximar os dados da sociedade. “Isso é um pontapé inicial para convidar a comunidade acadêmica para criar outras visualizações e trazer outros painéis para que as pessoas consigam de fato se familiarizar com as informações do dia-a-dia, ver a importância da gente trabalhar cada vez mais com evidências na tomada de decisão”, finalizou.
*Estagiária sob a supervisão da editoria