Na noite dessa segunda-feira (18) os primeiros lotes da vacina contra a covid-19, Coronavac, chegaram a Alagoas. Na ocasião, o Governador Renan Filho informou que as primeiras pessoas que serão vacinadas são os profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus no estado.
E foi o que aconteceu na manhã desta terça-feira histórica. A assistente social Marta Antônia de Lima foi a primeira pessoa a ser vacinada contra o novo coronavírus em solo Alagoano.
Marta é supervisora da UTI exclusiva para covid-19 no Hospital da Mulher e dedica sua vida profissional ao SUS desde 1998, quando assumiu o cargo de assistente social na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió. Em 2003 a profissional foi aprovada em um novo concurso público e passou a exercer o cargo na Maternidade Escola Santa Mônica.
Em coletiva realizada durante a chegada das vacinas no estado, Renan Filho lembrou que o imunizante deve ter duas aplicações para ser efetivo. O que significa que as 71.080 vacinas recebidas serão capazes de imunizar 35.540 pessoas. De acordo com o governador, essa quantidade será suficiente para imunizar apenas os profissionais de saúde, ou parte deles.
De acordo com o Datasus, existem atualmente 47.063 trabalhadores em instituições de saúde no estado.
A Agência Tatu analisou esses dados e listou a quantidade de profissionais em cada área. Veja abaixo:
Acompanhe a evolução de óbitos e casos da Covid-19 em Alagoas na nossa plataforma, atualizada em tempo real: