A Agência Tatu de Jornalismo de Dados foi uma das selecionadas no Programa Acelerando a Transformação Digital – Educação Midiática e Combate à Desinformação, uma iniciativa do International Center for Journalists (ICFJ) e Meta, empresa dona do Facebook e Instagram. Dentro do programa, a Tatu desenvolverá o projeto “Nordeste sem Fake”.
As 15 organizações selecionadas vão receber mentorias com duração de dois meses, que iniciarão a partir de julho. Para realizar a criação de um projeto ou produto digital, os veículos receberão um fundo de apoio de 15 mil dólares. O objetivo é realizar trabalhos que atuem na educação midiática e contribuam com o combate à desinformação.
Novo projeto da Tatu
O “Nordeste sem Fake” tem o objetivo de desenvolver um robô, que se chamará Dandara, responsável por identificar possíveis conteúdos de desinformação publicados nas redes e mídias sociais, como fake news sobre as eleições locais de 2022.
A iniciativa será focada no Nordeste, já que outros grupos de checagem de fatos e combate a fake news se concentram no contexto nacional. A pretensão é atuar em todos os nove estados do Nordeste e a Dandara estará de olho no Twitter, Facebook, Instagram e YouTube.
O robô será essencial para o projeto, já que ele filtrará, por meio de inteligência artificial, uma grande quantidade de informações e conteúdos. Após a filtragem inicial, o time da Tatu fará todos os trabalhos de pesquisa, análise e produção da checagem.
Além da Tatu, outras duas organizações do Nordeste foram selecionadas para participar nesta nova fase do projeto. A Agência Saiba Mais, do Rio Grande do Norte, e o Marco Zero Conteúdo, de Pernambuco.
Veja a lista com todos os selecionados para essa nova fase do projeto:
- Agência Saiba Mais – Rio Grande do Norte
- Agência Tatu de Jornalismo de Dados – Alagoas
- Associação O Eco – Rio de Janeiro
- Grupo Arauto de Comunicação – Rio Grande do Sul
- Fauna News – São Paulo
- Jornal Atual – Rio de Janeiro
- Jornal Cidade do Rio Claro – Minas Gerais
- Jornal do Comércio – Rio Grande do Sul
- Jornal Folha do Mate – Rio Grande do Sul
- Jornal Plural – Paraná
- Marco Zero Conteúdo – Pernambuco
- Nonada Jornalismo – Rio Grande do Sul
- Núcleo Jornalismo – São Paulo
- O Estafeta – Rio Grande do Sul
- Periferia em Movimento – São Paulo