A eleição para presidência da Câmara dos Deputados trouxe uma atenção especial para o deputado federal alagoano Arthur Lira (PP), revelando um aumento significativo de popularidade no Google no mês de janeiro. De acordo com os dados do Google Trends, analisados pela Agência Tatu, o índice de pesquisa pelo nome do parlamentar saiu de 26, em 3 janeiro, para 100, em 3 de fevereiro.
Com a análise feita no período de fevereiro de 2020 a fevereiro de 2021, foi possível observar um aumento a partir da segunda semana de dezembro – quando foi anunciada a pré-candidatura de Arthur Lira à presidência da Câmara dos Deputados -, que cresceu esporadicamente desde então. Antes de dezembro, o número de buscas não apresentava relevância quando comparado ao desempenho dos últimos dois meses.
O líder do chamado Centrão contou com o apoio de um bloco de 11 partidos, somando 247 deputados. Para vencer em primeiro turno, Lira precisava de 257 votos. A votação foi encerrada por volta das 23h da última segunda-feira (1º) e o parlamentar alagoano foi eleito com 302 votos. A oposição na disputa pelo comando da Casa foi representada pelo deputado Baleia Rossi (MDB/SP), aliado do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM/SP).
Arthur Lira (PP-AL), agora presidente da Câmara, está em seu terceiro mandato como deputado federal por Alagoas, consolidando, em 2021, uma década no cargo. O parlamentar é filho de Benedito de Lira, também do Progressistas, ex-senador de Alagoas e atual prefeito da Barra de São Miguel.
Além de Alagoas, estado do deputado, o interesse de busca aparece em destaque também em Roraima. Lira contou com a participação ativa do parlamentar roraimense Hiran Gonçalves (PP-RR) em sua campanha e comitiva, conquistando o apoio de sete dos oito deputados federais do estado.
Ainda segundo os dados do Google Trends, associado ao nome do parlamentar aparecem como principais termos de busca: Jair Bolsonaro (presidente da República), presidente, Rodrigo Maia (ex-presidente da Câmara), Câmara dos Deputados do Brasil e Baleia Rossi (candidato que fazia oposição a Arthur Lira).
*Estagiária sob supervisão da Editoria