Mesmo com regras mais rígidas de distanciamento social, o trânsito de veículos vem aumentando nas ruas de Maceió desde o início das medidas de isolamento, adotadas em 21 março no estado. É o que indicam os dados divulgados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (Bid) em parceria com o aplicativo Waze.
Tendo alcançado mais de 90% de redução no final de março, o fluxo de veículos vem gradativamente aumentando na capital alagoana. E no último domingo (10) – Dia das Mães – o trânsito da cidade chegou praticamente a níveis normais, com apenas 11% de redução.
Para realizar a comparação do nível de trânsito, o levantamento leva em consideração o índice de congestionamentos na vias da cidade, em cada dia da semana, no período anterior ao surgimento das medidas de isolamento social decretadas pelo Governo do Estado para reduzir os casos de Covid-19 em Alagoas.
Como mostra o gráfico abaixo, quanto mais próximo do 0 (Base de Cálculo) menor é a redução de veículos nas ruas de Maceió e, consequentemente, pode indicar um menor índice de isolamento social na capital.
CASOS EM ALAGOAS
No momento da publicação desta matéria, Alagoas registra 2.760 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus e 164 óbitos causados pela Covid-19. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até o momento a única medida capaz de reduzir o contágio pelo vírus continua sendo o distanciamento social.
Confira os dados completos e atualizados no Monitor da Covid-19 em Alagoas, desenvolvido pela Agência Tatu.