Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

Checagens da Agência Tatu tiraram dúvidas dos leitores sobre a veracidade de informações

checagens
Compartilhe

A Agência Tatu realizou dezenas de checagens de fatos em 2024, que confirmou se os conteúdos eram falsos, fora de contexto ou até mesmo verdadeiros. Além das publicações do  Nordeste Sem Fake, a equipe realizou checagens também em parceria com o Projeto Comprova, da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). 

Como, infelizmente, é comum que conteúdos antigos voltem a circular, checagens de 2024, mas também de outros anos, foram bastante acessadas pelos leitores, a fim de tirar a dúvida se o que está sendo compartilhado é verdadeiro ou falso. Assim, listamos as cinco checagens mais acessadas ao longo do ano passado. 

Confira a seguir:

1. É verdade! Estacionamento recuado não pode ser privativo

AD 4nXcZDShiyCQJjF7CbJQbpkXysoTBlyw82WIyHxkqIFYjD9oq1GWEgaXBPGTeSZ772mnVy wHnhTxBhVS6TcBcSL1X77 vNp3TOxl 7GVn7FBR48k4twK0lei okqetFXFOd2E8 66A?key=o2jqDL64zUcsO8Zc7b4YcNPU - Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

Um vídeo viralizou no Tiktok porque simplesmente apresentou uma verdade: estacionamentos recuados não são privativos dos estabelecimentos. A repercussão aconteceu após a explicação de uma advogada, já que é comum ver estabelecimentos usarem placas e até corrente para impedir que não clientes estacionem. 

O Nordeste Sem Fake confirmou que a informação do vídeo é verdadeira com o Detran Alagoas e com o próprio Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

2. É fake! Atacadão não distribui vale-compras por WhatsApp

AD 4nXfrFRluvyjTOVj8SiYlObuzgVREzHFvN8I63pMNsXpccJm0E5WlNwZTPVu23VTVNSryiM iqvEC7RJ7cfqoQqY6MJ lD0yyCuG lYlVFDni JTGyYPKm1MixduV TTobwTsk3ha2g?key=o2jqDL64zUcsO8Zc7b4YcNPU - Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

É comum que muita desinformação se utilize de afirmações sobre ofertas e benefícios, o que acaba atraindo as pessoas. A segunda checagem mais lida do ano passado foi sobre um link, que até hoje circula em grupos do WhatsApp, em que informa que a rede de supermercados atacado-varejista Atacadão estaria distribuindo vale-compras. Além de não proceder a informação, o uso do link pode indicar algum tipo de golpe. O próprio Atacadão já alertou os clientes. 

3. Chance de transmissão de HIV por papel higiênico “carimbado” é quase nula

AD 4nXcijohnhccNI5796pKAEu9p4PDMlTWgGXhqD0ffshOiBCB58FnIvefecLfotqDtmesCRg PDAZvXJDtC6x8W2nscWkoZ6TYSt4R1n6ml iWLalcfZh44Bjpcs97yuBhz6TQHyVK?key=o2jqDL64zUcsO8Zc7b4YcNPU - Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

Uma manchete em tom alarmista sempre chama atenção e é com ela que o leitor deve ficar atento, principalmente se for na área da saúde. Em julho de 2024 circulou nas redes sociais a informação de que alguém estaria contaminando papel higiênico com vírus HIV, causador da AIDS. O fato teria acontecido em um shopping, mas um  infectologista que viu o vídeo, a pedido da checagem, achou pouco provável a sujeira encontrada ser sangue e confirmou que a condição para alguém se infectar dessa forma é quase nula. 

4. Governador da Bahia não defendeu regulamentação do tráfico de drogas

AD 4nXfpwDuHezdmj0eEFc2xv4y2Ilwtjbvr9jnkDHFAaE8JNJryp5MS02aWFFfbudHy 6bzkmFnF1qanV9iRfa7bhGthNdvimrveOdaHFHri5fXDz EnFG8wvrl65P24ikS6Hvn4Q9 ?key=o2jqDL64zUcsO8Zc7b4YcNPU - Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

Em ano eleitoral, os políticos são sempre alvos – e produtores – das desinformações. Uma fala do governador da Bahia, Rui Costa (PT), por exemplo, foi descontextualizada em 2022 com a ideia de que ele defendeu a regulamentação do tráfico de drogas para geração de empregos. Na verdade, a apuração concluiu que o gestor fez um alerta sobre como o tráfico afeta a segurança pública e defendeu um marco legal para combater o problema. O boato voltou a ser compartilhado em 2024 e muita gente procurou saber se era verdade. 

5. Site dos EUA afirmando que “Bolsonaro efetivamente venceu o segundo turno” reproduz desinformação

AD 4nXeIyH6ghWqfh7diYIi UncgJuXc6snNXJWh5 Ttn5 IcJZI652SNX7Vy79pNFXK8u15ej9Bc2JVj8t7NyObR Fe4LWCfom9hcHeQvtncsEKEYy4i BA9qijvVo5HkrH0yeDEDoXA?key=o2jqDL64zUcsO8Zc7b4YcNPU - Verdade ou mentira? Saiba quais foram as 5 checagens mais acessadas em 2024

A quinta checagem mais acessada em 2024 foi sobre uma desinformação que circulou após Lula ser eleito presidente em 2022. Um site dos Estados Unidos voltou a publicar supostas evidências de fraudes sobre o processo eleitoral e sugeriu a suspensão das eleições no Brasil. O Nordeste Sem Fake listou várias fontes que evidenciam que as afirmações compartilhadas não fazem sentido. 

Essas foram apenas cinco das checagens mais lidas na Agência Tatu. O trabalho de checagens continua em 2025 e pretende ajudar o leitor não apenas a tirar a dúvida, mas também mostrar o caminho para saber se uma informação é falsa ou verdadeira.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

operação carro pipa

Post engana ao afirmar que a Operação Carro-Pipa foi abandonada pelo governo federal

O que aconteceu foi uma interrupção por falta de descentralização de recursos
SMS do Detran 1 - Você recebeu SMS do Detran para regularizar a CNH? É fake! 

Você recebeu SMS do Detran para regularizar a CNH? É fake! 

Tentativa de golpe é registrada em vários estados; Detran alerta que não envia mensagem de texto
patrimônio dos candidatos do nordeste

Candidato em Fortaleza, Girão tem 45% dos bens declarados pelos candidatos a prefeitos das capitais do Nordeste

No total, foram declarados por 53 candidatos mais de R$106 milhões; confira ranking
criancas hiv nordeste gestantes - Nordeste é a região que mais reduziu casos de crianças expostas ao HIV

Nordeste é a região que mais reduziu casos de crianças expostas ao HIV

Redução foi de 16,9% em 9 anos, de acordo com dados do Ministério da Saúde