Retrospectiva 2024: matérias premiadas, eleições municipais, projetos e muitos desafios

Como tem sido os últimos sete anos, esse também foi de muito desafio e conquistas

retrospectiva agencia tatu 2024 - Retrospectiva 2024: matérias premiadas, eleições municipais, projetos e muitos desafios
Compartilhe

Chegamos ao fim de mais um ano e o começo de mais um recesso por aqui na Tatu. Como tem sido os últimos sete anos, esse também foi de muito desafio e conquistas. Ficamos felizes em poder celebrar mais um de existência da nossa Agência, que surgiu com o intuito de fazer um jornalismo de dados inovador e local, e, posteriormente, expandiu para abranger um pouco os demais estados da nossa diversa região Nordeste.

Este ano celebramos aprovações em grants, matérias premiadas, projetos importantes, investigações, participação em eventos e muito mais, que vamos relembrar a seguir . 

Nossa repórter Karina Dantas representou muito bem a Tatu nas premiações de jornalismo. Só nas categorias de “texto”, ela foi premiada duas vezes com reportagens: No Prêmio José Marques de Melo de Jornalismo em Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas, conquistamos o segundo lugar com a matéria “Bloco Ecológico”; já com a matéria “Empreendedores surdos provam que a deficiência não limita capacidade de ter a própria empresa”, ficamos em primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo de Alagoas. 

premio blocos ecologicos - Retrospectiva 2024: matérias premiadas, eleições municipais, projetos e muitos desafios
Agência Tatu conquista dois troféus no Prêmio Sebrae de Jornalimo 2024

Karina, carinhosamente chamada de Kah, também desenvolveu muitas reportagens especiais. “Foi o ano em que aprendi muito e busquei colocar o aprendizado em prática através de reportagens especiais, como ‘Cicatrizes invisíveis: violência na infância afeta a saúde mental na fase adulta’ e ‘Educação que liberta’”.Além disso, um importante trabalho investigativo continuou trazendo repercussão e impacto social: a situação dos cemitérios de Maceió. Por meio deste trabalho, o Ministério Público convocou representantes da Prefeitura de Maceió para uma audiência, após denúncias sobre o descumprimento da Lei de Acesso à Informação.

Este ano passamos a integrar o competente time de checadores de fatos do projeto “Comprova”, coordenado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Nosso checador de fatos oficial, Thiago Aquino, combateu fortemente a desinformação com o Nordeste Sem Fake na Tatu e junto ao Comprova. Foram dezenas de checagens das mais variadas temáticas possíveis, como saúde, política, tragédias e muito mais. Para destacar algumas, checamos supostas deepfakes que circularam durante as eleições em Fortaleza, uma fala descontextualizada da ministra de Saúde sobre o mpox e uma falsa dedicação de prêmio da Rayssa Leal ao ex-presidente Bolsonaro

Além disso, nossas investigações repercutiram muito. Especialmente durante as eleições municipais, em que mergulhamos nos patrimônios de prefeitos da região que ficaram milionários durante seus mandatos, os candidatos que já foram autuados com multas ambientais, incluindo o presidente da Câmara de Recife, e o maior financiador de campanhas do país. Duas das reportagens foram produzidas em parceria com o Intercept Brasil, a dos prefeitos milionários e a do vereador de Recife que tem multas ambientais.

Este ano exploramos muito a Inteligência Artificial em nossos projetos e produções, sempre com responsabilidade e guiados por nossa Política de Uso da IA. Isso fez com que fôssemos para diferentes eventos falar um pouco sobre nossa atuação com esses mecanismos, como o CODA Amazônia, em Belém do Pará, e o Congresso da Abraji, em São Paulo. Também estivemos em inúmeros eventos e aulas especiais online, explorando bem a temática que está tão em alta.

tatu congresso abraji - Retrospectiva 2024: matérias premiadas, eleições municipais, projetos e muitos desafios
Time da Tatu marca presença no Congresso da Abraji 2024

A IA também esteve presente em mais um grant aprovado pelo ICFJ. Dessa vez, exploramos como utilizar Inteligência Artificial para produzir vídeos para as redes sociais. 

Outro destaque foi a nossa participação no 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, Abraji, em São Paulo. A programação aconteceu entre 11 e 14 de julho. A vasta programação incluiu oficinas e palestras com o nosso diretor Lucas Maia e a nossa diretora Graziela França. O repórter Thiago Aquino participou de palestras, oficinas e painéis sobre desinformação, Inteligência Artificial, eleições e Jornalismo de Dados. “Foi uma oportunidade de aprendizado e de conhecer novos profissionais. Durante o Congresso, foi gratificante ver a Agência Tatu citada em palestras e ouvir de profissionais que conhecem nosso trabalho”, disse. 

Além disso, o trabalho de checagem levou a Agência Tatu a participar do ComprovaDay, evento organizado pelo Projeto Comprova na sede do Google Brasil. O diretor Lucas Maia e o repórter Thiago Aquino participaram de capacitações e puderam saber as tendências de ferramentas para checagens.

Neste ano a Tatu também desenvolveu e lançou, pela primeira vez, uma plataforma de apuração das Eleições 2024. Toda a tecnologia foi desenvolvida internamente e utilizou como base os dados fornecidos, em tempo real, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

apuracao dos votos - Retrospectiva 2024: matérias premiadas, eleições municipais, projetos e muitos desafios
Plataforma de apuração de votos da Eleição 2024

Na gestão, o desafio de manter um veículo de jornalismo independente vivo e pagar todas as contas também esteve presente, nos levando a fazer escolhas e priorizar a equipe e operação da Tatu. De fato, não é algo simples e fácil, não tem uma fórmula 100% eficaz, mas seguimos na luta, com muito trabalho e dedicação.

Encerramos o ano com a gratidão pela audiência e por nos acompanharem,  assim como assumimos o compromisso de fazer com que 2025 seja um ano ainda mais incrível e de muitas bases de dados, histórias e investigações sobre e para o Nordeste. 

Bom, como disse no começo desse texto, entramos em recesso hoje, na véspera da véspera do Natal, e voltamos dia 6 de janeiro. Vamos tirar esses dias para descansar e aproveitar o comecinho do verão, mas 2025 está logo ali e nos vemos lá. Boas festas e um 2025 incrível para todos nós!

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

1 3 1 - Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Time Tatu celebra seis anos de jornalismo de dados no Nordeste

Agência de jornalismo de dados comemora novo ciclo com mais alcance, premiações e conquistas 
20220614 092330 - Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Agência Tatu vai ampliar produção de conteúdo no Nordeste com apoio da Meta e ICFJ

Veículo foi um dos selecionados pelo programa Acelerando Negócios Digitais; mais três iniciativas de Alagoas também foram contempladas
Capa da matéria ''Apesar da redução, Nordeste é a região com maior desertos de notícias do país" publicada originalmente na Agência Tatu.

Apesar da redução, Nordeste é a região com maior número de desertos de notícias do país

Região possui maior proporção de municípios sem cobertura local de jornalismo
121 - Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Reportagens de impacto e inovação: confira como foi o 2023 da Tatu

Confira a retrospectiva da Agência Tatu de Jornalismo de Dados!