É fake! Atacadão não distribui vale-compras por WhatsApp

Conteúdo falso pode oferecer riscos a usuário e comprometer segurança de aparelho celular

Atacadão não distribui vale-compras
Compartilhe

É falso que a rede de supermercados Atacadão tenha liberado vale-compras para comemorar o 62º aniversário da marca. Circula no WhatsApp o link de uma suposta pesquisa que, após ser respondida, faria o usuário concorrer a prêmios em dinheiro. A empresa do grupo Carrefour alerta que a promoção é falsa. 

O que estão dizendo?

Várias pessoas receberam no WhatsApp um link com o título “Vale-compras do 62º aniversário do Atacadão”. Abaixo, um complemento informa a suposta condição para concorrer à promoção. “Responda à pesquisa para ter a chance de ganhar prêmios em dinheiro”, orienta a mensagem, que utiliza uma imagem com a marca das lojas. 

Oxe, é Fake

O Atacadão não distribui vale-compras por sorteio ou com outra condição virtual. A assessoria de imprensa da rede confirmou que o link compartilhado é falso. “O Atacadão não faz esse tipo de promoção e em 2023 estará fazendo 61 anos. Sendo assim, essa promoção é falsa”, detalhou a rede ao Nordeste Sem Fake

A empresa já fez um alerta no Linkedin sobre os riscos de links falsos, já que a marca é utilizada em outras informações falsas, como oferta de vagas e distribuição de cestas básicas. “Viu um formulário para captação de dados? Fique atento e tenha muito cuidado! Não solicitamos dados pessoais, pagamentos ou compartilhamento de links com contatos para que você participe de um processo seletivo, promoção ou doação”, diz trecho da mensagem divulgada pelo Atacadão.

Na versão verificada pela Agência Tatu, ao abrir o link, o site pede que o usuário compartilhe o link diversas vezes em grupos de WhatsApp, o que seria um pré-requisito para ganhar o prêmio. Várias mensagens falsas aparecem abaixo da tela como se fossem avaliações de clientes satisfeitos com a promoção. 

telas de tentativas de golpe - É fake! Atacadão não distribui vale-compras por WhatsApp

Conteúdo falso atrai usuários por várias etapas

Se o usuário seguir as orientações do site, ele é direcionado e bombardeado com páginas de anúncios e malwares, que causam danos ao celular. O sistema falso indica ainda baixar e registrar um possível aplicativo que dará continuidade ao processo da promoção. Ou seja, além de ser uma informação falsa, o usuário pode se tornar vítima de um golpe e ainda encaminhar conteúdos falsos aos próprios contatos. 

Nordeste Sem Fake

A editoria Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu, monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente falsos. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

leite nan não é doado por hospitais universitários

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan 

Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS
ministra entrevista covid mpox

Publicação tira de contexto fala da ministra da Saúde sobre vacinação contra mpox

Nísia Trindade não comentou sobre a vacinação contra a covid-19 em entrevista recente à CNN
rayssa leal não fez dedicou vitória a bolsonaro

Rayssa Leal não dedicou medalha olímpica a Bolsonaro em entrevista

Após checagens, perfil publicou uma piada e reconheceu que criou conteúdo falso
Comprova lança projeto para enfrentamento da desinformação nas eleições municipais

Comprova lança projeto para enfrentamento da desinformação nas eleições municipais com 42 veículos de comunicação

Com patrocínio master do Google, projeto terá três novos integrantes e vai apoiar com treinamento e consultorias gratuitas jornalistas de outros veículos nas eleições. Meta também volta a apoiar o Comprova em 2024