Carnaval: interesse de busca no Google começa a subir quatro meses antes dos festejos

Após festividades, pesquisas pelo termo caem e voltam a subir em outubro

Capa da matéria "Carnaval: interesse de busca no Google começa a subir quatro meses antes dos festejos " publicada na Agência Tatu. Trata-se de uma colagem com alguns foliões e uma barra de pesquisa do Google acima deles com os dizeres "Carnaval 2023".
Compartilhe

Uma das principais festas do ano, o carnaval é esperado pelos brasileiros e motivo de buscas mesmo antes de um novo ano chegar. Essas pesquisas incluem roupas, fantasias, blocos, cidades, atrações e festas, tudo para garantir a melhor experiência possível durante os festejos. 

A Agência Tatu verificou o interesse de busca pelo termo “carnaval” e todas suas pesquisas relacionadas no Google Trends entre 1º de janeiro de 2022 a 03 de fevereiro de 2023.

Logo após a passagem do carnaval, o interesse do público cai e a festividade entra em “pausa” e dá lugar a outros acontecimentos anuais como Páscoa, São João e Dia dos Namorados. Porém, essa queda nas pesquisas sobre carnaval não dura nem até o final do ano, já que o Google começa a registrar mais quantidade e interesse nas pesquisas em  outubro.

Interesse de pesquisa por carnaval no Google

Um avanço similar é percebido também entre o dia 01/01 e 02/01, já que após o ano novo, carnaval é o próximo grande “evento” e as pesquisas aumentam consideravelmente nesse período. Correlacionado às pesquisas de carnaval, as buscas sobre fantasias adultas e infantis, abadás, blocos carnavalescos e se carnaval é realmente um feriado também aumentam consideravelmente.

Buscas por estado relacionadas ao carnaval

Estados e cidades também entram no radar das pesquisas. Dos 10 estados mais procurados nessa época, oito são do Nordeste. Cidades como Olinda (PE), Salvador (BA) e Rio de Janeiro (RJ) são umas das mais cobiçadas, seja pelo carnaval mais tradicional ou mais contemporâneo. 

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria "Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo" publicada originalmente na Agência Tatu.

Nordeste é destaque em 11 escolas de samba do Carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo

Homenagens destacarão personagens e elementos presentes na cultura regional
Capa da matéria "A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais" publicada originalmente na Agência Tatu.

A cada 100 mil habitantes do Nordeste, 30 tem 100 anos ou mais 

Aproximadamente metade da população da faixa +100 vive na Bahia e Maranhão
Quilombolas no Nordeste

A cada 10 quilombolas do Nordeste, apenas 1 vive em território delimitado

Censo 2022 contabilizou 905.415 quilombolas na região; estados do Nordeste concentram mais de 68%, no entanto, menos de 10% em territórios quilombolas
refeição fora de casa

Trabalhador do Nordeste compromete 72% de salário mínimo com refeição fora de casa

Nordeste tem a segunda refeição fora de casa mais cara do país