É falso que o presidente eleito, Lula, tenha declarado que planeja criar uma suposta Guarda Nacional, desmilitarizar ou desarmar polícias. Imagens contendo prints de publicações atribuídas às redes sociais de Lula são montagens.
O que estão dizendo?
A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem que reúne dois supostos prints de mensagens escritas por Lula no Instagram. “Não vamos tolerar manifestações fascistas de caminhoneiros que querem prejudicar o Brasil. Vamos combater o neonazismo desde o primeiro dia com a nossa nova Guarda Nacional”, diz o primeiro trecho.
No segundo bloco de mensagens, o presidente eleito teria destacado que a ação seria de imediato: “Policiais devem servir o Brasil e não organizações bolsonaristas. No meu primeiro pacote de ações como Presidente está a desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias”.
Oxe, é fake!
As informações são falsas. O primeiro fato enganoso é dizer que os prints seriam do Instagram do presidente eleito, já que as imagens simulam postagens no Twitter. Na verdade, em nenhuma rede social de Lula foram publicadas tais afirmações.
Os falsos tuítes indicam que as publicações teriam sido feitas às 8h07 do dia 01 de novembro de 2022, mas ao conferir no perfil do presidente eleito no Twitter é possível ver que a primeira postagem neste dia foi às 8h53.
Ainda que se considere a possibilidade das postagens terem sido apagadas, isso não aconteceu. É o que mostram os registros do Projeto 7c0, iniciativa que cataloga perfis políticos e registra quando postagens são apagadas. Também não consta nenhuma postagem apagada nos registros do Internet archive, projeto que guarda o histórico visual de mais de 700 bilhões de páginas na internet, incluindo o perfil de Lula.
Além das redes sociais, esta reportagem também verificou que termos como Guarda Nacional, desmilitarização, despolitização e desarmamento das polícias não são encontradas no plano de governo da chapa Lula e Alckmin apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral.
As propostas de governo onde policiais são citados, tratam somente de planos para a modernização e melhoria das condições de trabalho dos policiais. O novo boato afirmando que Lula confirmou que vai criar Guarda Nacional para combater protestos se trata apenas de mais uma versão de um assunto que já foi explorado por diversos conteúdos falsos e desmentido por várias iniciativas de checagem de fatos.