Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno

Candidato do PT também foi o mais votado na maioria dos municípios brasileiros

Capa da matéria "Lula venceu em 98,9% dos municípios do Nordeste, no 2º turno". Ilustração digital com fundo vermelho contendo mapa do nordeste, no primeiro plano tem uma imagem do Lula apertando mãos de pessoas.
Compartilhe

Nesse domingo (30), o 2º turno das Eleições foi marcado por uma disputa muito acirrada entre os candidatos à Presidência, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vencendo as Eleições com 50,9% dos votos válidos.

No entanto, na perspectiva do número de municípios onde cada candidato ganhou, é possível observar outras características. Lula foi o candidato mais votado em 3.123 municípios brasileiros, contra 2.444 onde Bolsonaro venceu. O presidente eleito foi vitorioso em 56% das cidades, contra 44% do atual mandatário. Em dois municípios do país a votação terminou empatada.

Além da vantagem geral no país, Lula teve a preferência em 98,9% dos municípios do Nordeste. Lula saiu vitorioso em 1.774 cidades nordestinas, já Bolsonaro teve mais da metade dos votos em apenas 20 municípios da região.

O petista também teve a preferência dos eleitores na maior parte dos municípios da região Norte, ganhando em 65,6% dos municípios, contra 34,4% que foram ganhos por Bolsonaro.

Os dados foram divulgados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e analisados pela Agência Tatu. A partir de recortes geográficos foi possível verificar a distribuição nacional, regional, estadual e municipal dos votos para presidente da república no segundo turno das eleições 2022.

Por estado

Ceará, Paraíba, Piauí e Sergipe registraram 100% de vitória no Lula em todos os seus municípios. O destaque vai ao município de Guaribas, no Piauí, como a cidade que mais deu votos ao petista representando 93,8% do eleitorado local do município.

O estado da Bahia é um dos mais importantes para as eleições no Nordeste e foi quase totalmente ganho por Lula. O petista ganhou em 415 dos 417 municípios baianos.

Já em Minas Gerais, um dos estados mais importantes para as eleições, o presidente eleito conseguiu ganhar, mas com uma diferença não tão grande quanto conseguiu no Nordeste. Foram 564 municípios ganhos por Lula contra 288 do adversário.

Já Bolsonaro, teve mais municípios ganhos no Centro-Oeste (78,4%), Sul (73,8%) e Sudeste (63,4%). Contudo, o único estado que deu 100% de vitória a Bolsonaro com seus municípios foi Rondônia; também ganhou no Distrito Federal.

A preferência pelo candidato de direita é bem evidente também no Sul, já que Nova Pádua (RS) é destaque como o município que mais teve votos para o candidato do PL, que ficou com 88,9% dos votos válidos da cidade.

Distribuição de votos para presidente por município

Empate nas Eleições 2022

Duas cidades brasileiras tiveram um empate no número de votos para cada um dos dois candidatos. Em Guará (SP) e Irati (SC) que fecharam o 2º turno resultando em 50/50 na votação. O município paulista deu exatos 5.529 votos a cada um dos candidatos, já os eleitores da cidade catarinense deram 846 votos tanto a Bolsonaro quanto a Lula.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

Capa da matéria sobre candidaturas ligadas à força de segurança

A cada 10 candidatos eleitos em 2024 no Nordeste, um é ligado à força de segurança

Especialista diz que fenômeno denominado de "policialismo" se trata de uma onda política, mas que tende a perder força com o tempo
2º turno no nordeste

4,8 milhões de eleitores devem ir às urnas no Nordeste no 2º turno; acompanhe apuração

Ferramenta em tempo real permite ver o voto a voto no Nordeste
capa da matéria sobre o perfil de prefeitos eleitos no Nordeste

Nordeste tem avanço tímido de mulheres e mais jovens entre prefeitos eleitos

Pretos e indígenas continuam com uma representatividade muito pequena nos Executivos dos municípios nordestinos
abstenções nas eleições

Nordeste reduz abstenções nas eleições, mas faltosos ainda ultrapassam 1,7 milhão 

Quantidade de faltosos equivale à população de Curitiba, capital do Paraná; dados correspondem às eleições nas capitais dos nove estados