Nordeste: veja os candidatos ao governo mais buscados no Google no 2º turno

Ferramenta de pesquisa mostra os índices de interesse dos candidatos aos governos nos estados do Nordeste

Capa da matéria que explica como identificar fake news | Imagem de uma lupa sobre a página do google
Compartilhe

Candidatos de cinco estados do Nordeste estão em plena campanha neste 2º turno das eleições para governador, são eles Alagoas, Bahia, Pernambuco, Paraíba e Sergipe. Em muitos destes estados a disputa segue acirrada. 

E para entender o interesse de buscas por estes candidatos, a Agência Tatu coletou dados do Google Trends que revelam a dinâmica de pesquisas na ferramenta nos últimos 30 dias (14 de setembro a 14 de outubro).

O índice de interesse e pesquisa não representa diretamente a intenção de voto, já que um candidato pode ser mais ou menos pesquisado por diversas razões. De acordo com o próprio Google, os resultados são dimensionados num intervalo de 0 a 100, onde o 0 significa pouco interesse ou nenhum, enquanto o 100 determina a prevalência máxima de interesse entre os termos pesquisados.

Candidatos ao governo de Alagoas

Rodrigo Cunha (União Brasil) chegou a atingir 100 no índice de interesse e pesquisa durante o primeiro turno das eleições, mas após esse período, o candidato deixou de ser tão pesquisado. O candidato ficou com a taxa de busca em 10, entre os dias 14 de setembro e 14 de outubro.

Por outro lado, Paulo Dantas (MDB) teve poucas altas de interesse em pesquisa, mas após o primeiro turno, as buscas apresentaram ligeiro aumento. No mesmo período, Paulo teve 13 como índice médio de buscas.

Ambos concorrem novamente ao cargo de governador do estado no segundo turno das eleições no dia 30 de outubro.

Candidatos ao governo da Bahia

ACM Neto (União Brasil) tem a dianteira quanto às pesquisas na internet. Com o maior índice de interesse atingindo 100 no dia do primeiro turno e se mantendo constante nas buscas do público, o candidato ao governo do estado teve um índice médio de buscas na faixa dos 24.

Jerônimo Rodrigues (PT), com números mais baixos, apresenta um índice mais baixo, tendo atingido o seu maior ponto de 32 no dia 03 de outubro, um dia após o primeiro turno. Jerônimo teve somente 10 no índice médio de buscas entre 14 de setembro e 14 de outubro.

Candidatos ao governo da Paraíba

Pedro Lima (PSDB) é o candidato ao governo da Paraíba mais procurado na internet, chegando a atingir o índice de 100 no dia das eleições, Pedro Lima segue presente e com números constantes nas pesquisas do público. Deixando-o com 17 no índice médio de buscas.

Já o seu concorrente direto, João Azevedo (PSB), está menos presente nas pesquisas. Atingindo seu maior índice de 30 no dia 01 de outubro, o candidato tem somente 9 no índice médio de buscas no período analisado.

Candidatos ao governo de Pernambuco

Em Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) lidera nos índices de pesquisa. Com um índice de 100 no dia do primeiro turno das eleições e um índice médio de buscas de 9, Raquel foi e segue sendo pesquisada com mais frequência na internet.

Já Marília Arraes (Solidariedade) tem índices de pesquisa bem mais baixos. Teve o seu maior índice de pesquisa no dia 02 de outubro e atingiu a faixa dos 29. Seu índice médio de buscas é de somente 5, o menor de todos os candidatos do Nordeste.

Candidatos ao governo de Sergipe

Rogério Carvalho (PT) lidera nas pesquisas de internet. Com um índice que atingiu a faixa de 100 durante o primeiro turno das eleições, o candidato se mantém bastante procurado com altas taxas de interesse. O índice médio de buscas do Rogério é de 29.

Já Fábio Mitidieri (PSD), tem altos e baixos, com índices que chegaram a zero em alguns momentos e a faixa do 65 no seu ápice. O índice médio das buscas também é baixa, ficando na faixa dos 10.

Dados abertos

Prezamos pela transparência, por isso disponibilizamos a base de dados e documentos utilizados na produção desta matéria para consulta:

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

capa da matéria sobre o perfil de prefeitos eleitos no Nordeste

Nordeste tem avanço tímido de mulheres e mais jovens entre prefeitos eleitos

Pretos e indígenas continuam com uma representatividade muito pequena nos Executivos dos municípios nordestinos
partidos dos vereadores eleitos no nordeste de direita - Direita ganha força e assume protagonismo no Nordeste com 47% dos vereadores eleitos

Direita ganha força e assume protagonismo no Nordeste com 47% dos vereadores eleitos

Dos 294 vereadores eleitos nas nove capitais, 138 são de partidos de direita e centro-direita
abstenções nas eleições

Nordeste reduz abstenções nas eleições, mas faltosos ainda ultrapassam 1,7 milhão 

Quantidade de faltosos equivale à população de Curitiba, capital do Paraná; dados correspondem às eleições nas capitais dos nove estados
idh pandemia

Apesar de menor queda do IDH na pandemia, Nordeste segue com menores índices do país

Impacto da crise sanitária foi analisado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento