Ao contrário do que afirmam postagens nas redes sociais, Ciro Gomes (PDT) não declarou apoio a Jair Bolsonaro (PL) após o resultado do 1º turno da eleição presidencial. A declaração associada à imagem do pedetista que circula nas redes sociais é falsa. O político anunciou apoio a Lula nesta terça-feira (04).
O que estão dizendo?
Uma imagem de Ciro Gomes sentado ao lado de Jair Bolsonaro está circulando nas redes sociais com o seguinte texto: “Obrigado a todos pelos votos de confiança. Não foi dessa vez. Paciência. Apesar de várias divergências, nesse segundo turno apoiarei o Bolsonaro contra a volta de toda a roubalheira do PT e sua quadrilha. 22”. O conteúdo falso que sugere apoio a Bolsonaro é atribuído ao perfil de Ciro Gomes no Twitter.
Ciro Gomes não declarou apoio a Jair Bolsonaro no segundo turno das eleições presidenciais. Após o primeiro turno, o político publicou um pronunciamento onde apesar de não citar expressamente o ex-presidente Lula, afirma que segue a decisão do partido que oficializou o apoio à candidatura do petista. A decisão unânime do PDT foi tomada nesta terça-feira (04).
No pronunciamento, Ciro Gomes (PDT) afirma: “Gravo esse vídeo para dizer que acompanho a decisão do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado tanto que reste para os brasileiros duas opções, ao meu ver, insatisfatórias”.
A imagem que está sendo compartilhada foi publicada originalmente por Ciro Gomes (PDT) em suas redes sociais, em 1 de outubro, acompanhada do seguinte texto: “Bom dia meu Brasil! Amanhã é dia de apertar o 12 e se livrar dessa polarização cheia de ódio, incompetência e ladroeira que tá afundando nosso país. Vamos juntos!!”. Portanto, o texto que manifesta o apoio de Ciro a Bolsonaro, é falso.
O registro fotográfico onde Ciro Gomes e Jair Bolsonaro aparecem próximos, foi feito durante participação dos candidatos no último debate antes do primeiro turno, transmitido pela Rede Globo em 29 de setembro.
Nordeste Sem Fake
O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.