É falso que Lula tenha recebido mais de 200 mil votos na cidade de Barreiras (BA)

Candidato petista contou com 47 mil votos na cidade baiana de 158 mil habitantes.

Fake Lula Barreiras Bahia - screenshot - É fake
Compartilhe

A informação de que Lula (PT) teria recebido mais de 200 mil votos na cidade de Barreiras, na Bahia, está circulando nas redes sociais após o resultado do 1º turno das eleições de 2022. Esse dado é falso. O município possui pouco mais de 103 mil eleitores e o candidato do PT à presidência da república recebeu 47.952 votos dos eleitores barreirenses no primeiro turno destas eleições.

O que estão dizendo?

Está circulando pelas redes sociais uma imagem que afirma que o candidato petista teria recebido mais votos do que a quantidade de habitantes de Barreiras, município da Bahia que possui 158.432 mil habitantes. O texto da imagem afirma que a população de Barreiras possui cerca de 156 mil habitantes e que Lula teria recebido 215.245 mil votos. O conteúdo falso é uma tentativa de indicar uma suposta fraude nas eleições presidenciais.

Oxe, é Fake

Não é verdade que Lula obteve mais de 215 mil votos em Barreiras. Em 02 de outubro, a cidade, com pouco mais de 103 mil eleitores aptos a votar, contabilizou 85.497 mil votos válidos ao todo.

Lula recebeu 47.952 votos, que corresponde a 58,05% do total de votos válidos no município. Enquanto que o segundo candidato, Jair Bolsonaro (PL), teve 30.197 (36,56%) votos do total de votos válidos.

Confira abaixo a quantidade de votos recebido por cada candidato à presidência na cidade, bem como o total de votos nulos e brancos:

TSE - Votação cidade de Barreiras - Bahia

Nordeste Sem Fake

O conteúdo falso foi encontrado pela robô Dandara, que monitora diariamente diversas redes sociais em busca de publicações com conteúdos potencialmente relacionados à desinformação. O trabalho tem a participação dos checadores do projeto Nordeste Sem Fake, da Agência Tatu. Mais checagens de fatos estão disponíveis no site.

Encontrou algum erro? Nos informe por aqui.

Recomendado para você

casos de câncer não aumentaram após vacinação

É falso: casos de câncer não aumentaram após vacinação contra Covid-19

O Instituto Nacional do Câncer informou que não houve aumento de casos de câncer após a vacinação. Números do Datasus mostram redução entre o número de 2019 e o de 2022
capa fake ruicosta trafico - Governador da Bahia não defendeu regulamentação do tráfico de drogas

Governador da Bahia não defendeu regulamentação do tráfico de drogas

Fala de Rui Costa foi retirada de contexto para dar a ideia de que político enxerga o tráfico como geração de emprego
produção rural

É falso! Nordeste não perdeu 9 bilhões de produção rural em 2023

Valor Bruto da Produção Agrícola de 2023 só será fechado em dezembro
leite nan não é doado por hospitais universitários

É falso! Hospitais universitários não doam leite Nan 

Conteúdo falso circula desde 2015; leite Nan não consta em lista de itens oferecidos pelo SUS